terça-feira, 19 de maio de 2009

Esquisofrenia

Este blog foi criado com o intuito de informar às pessoas sobre o que é a "esquisofrenia", como ela surge e o que ela pode causar no indivíduo afetado. Meu Objetivo principal é divulgar uma pouco mais sobre esta doença, a qual me interessa bastante, além de compartilhar idéias e informações com outras pessoas interessadas no assunto, para que assim possamos ampliar nosso acervo intelectual acerca da problemática apresentada.
A esquisofrenia é uma doença da personalidade total que afeta a zona central do "eu" e altera a estrutura vivencial do indivíduo.
Culturalmente o esquisofrênico representa o estereótipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade reconhecida. Agindo como alguém que rompeu as amarras com as regras culturais da sociedade da qual faz parte, menosprezando a razão e deixando-se manipular por seus delírios e fantasias.
Os transtornos esquisofrênicos se caracterizam em geral, por distorções do pensamento, da percepção e pela inadequação dos afetos, porém os esquisofrênicos mantém sua capacidade mental clara.
Sobre a causa da esquisofrenia sabemos duas coisas: uma que ela é complexa e outra que ela é multifatorial. Origina-se no cérebro, o qual por sí só possui um funcionamento extremamente complexo e em grande parte desconhecido. Essa complexidade aumenta quando consideramos que o funcionamento dele depende do funcionamento de outras partes do corpo, como o metabolismo do fígado, por exemplo. Em termos gerais pode-se dizer que a esquisofrenia é o resultado de desequilíbrios de substâncias neuroquímicas no cérebro, tais como, a dopamina, serotonina, e noradrenalina. Segundo pesquisas, esses desequilíbrios podem estar presentes no cérebro do indivíduo antes mesmo do seu nascimento.
A esquisofrenia é subdividida em vários grupos da doença, são eles: a esquisofrenia paranóide, hebefrênica ou desorganizada, catatônica, residual e simples.
Para saber um pouco mais dessa doença que muitos de nós passou a conhecê-la através do personagem Tarso, vivido pelo autor Bruno Gagliasso, na novela da rede Globo "Caminho das Ìndias", acesse os sites abaixo citados:

5 comentários:

  1. Achei muito interessante o tema desse blog. O assunto precisava ser comentado, e esse blog chegou, então, na hora certa. A hora de informar, de ajudar. Sou uma das pessoas que se comove com o drama do Tarso na novela "Caminho das Índias", por isso esse tema me interessa. Vou estar sempre atenta, quero saber mais. Sucesso no blog. Até breve!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o nome da doença é um pouco complexo mas, nunca é complicado buscar novos saberes, basta querer ( ler, pesquisar, debater, etc ). Como citado no presente blog este tema está sendo abordado na mídia, ou seja, uma forma mais ampla de levar conhecimento, que a maioria das pessoas têm acesso. Muitos são os temas utilizados pela mídia como: preconceito sexual, bulimia, esquisofrenia, etc, na busca de conscientizar um número maior de pessoas para que venham a ser quebradas as barreiras dos preconceitos que envolvem tais assuntos e, muitas vezes estas barreiras precisam ser quebradas dentro de nossa própria casa.

    ResponderExcluir
  3. Foi relevante, em termos de adquirir um maior acervo de conhecimentos aprender um pouco mais sobre a esquizofrenia doença que afeta a personalidade e altera a convivência do indivíduo com outras pessoas na sociedade em que vive. Uma observação importante a acrescentar em relação aos esquizofrênicos é que eles são consi9darados pelos como: loucos, paranóicos e incapazes de realizar às atividades mais simplórias do cotidiano,o que ocasiona a exclusão social desse indivíduo.

    ResponderExcluir
  4. Interessante o assunto tratado no seu blog.Fala de uma doença que está sendo mostrada em uma novela da Rede Globo "Caminhos da Ìndias".Mostrando como age uma pessoa que tem essa doença.

    ResponderExcluir
  5. Boa matéria, continue pesquisando sobre o assunto. Divulgue seu blog com os colegas e boa interação. Prof. Ecia

    ResponderExcluir